Escolas de samba se preparam para fazer bonito no carnaval

Nesta sexta-feira (27), as agremiações participam do lançamento do projeto, às 19h, no mesmo local

Icon

Pela primeira vez, as escolas de samba de Cachoeiro de Itapemirim vão ter a chance de se capacitar para fazer bonito no carnaval. Começa neste sábado (28) um curso de qualificação que a prefeitura vai oferecer às seis agremiações carnavalescas do município. São oficinas de enredo, fantasia, alegoria e adereço que vão contribuir para que as escolas se profissionalizem e agreguem mais qualidade aos seus desfiles a partir de 2010. A capacitação acontece na escola municipal Maria Stael de Medeiros, no bairro Village da Luz, das 8h às 18h.

Nesta sexta-feira (27), as agremiações participam do lançamento do projeto, às 19h, no mesmo local. Vai haver uma palestra para explicar como as oficinas vão funcionar e de que forma essa orientação vai auxiliar na melhoria do carnaval cachoeirense.

Foram convidados para participar das oficinas cinco integrantes de cada escola de samba, totalizando trinta pessoas. Elas terão aulas práticas e orientações que vão ajudá-las, por exemplo, na criação do enredo dos sambas para o desfile do ano que vem. As demais aulas do curso, promovido pela Secretaria Municipal de Arte e Cultura (Semac), acontecem no próximo dia 12.

“Esse projeto surgiu da necessidade das próprias agremiações, e a pedido delas. Nós firmamos um compromisso com elas no início do ano e prometemos investir no carnaval da cidade. Isso vai ser um investimento e não uma despesa. Certamente esse dinheiro vai voltar para o município, pois com um desfile de maior qualidade técnica e visual a quantidade de pessoas que ficam no município e o visitam durante a festa vai aumentar”, explica a secretária de Arte e Cultura, Cristiane Fagundes.

Para o ano que vem, a Semac pretende oferecer, pelo menos, mais duas oficinas: a de bateria e a de mestre-sala e porta-bandeira. A capacitação é uma das ações que prefeitura promove para valorizar a festa popular mais tradicional da cidade. “Estamos preparando um carnaval para a família, com muita beleza e segurança”, afirma Cristiane.

Fonte: SEMCOS