Igreja Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha)

Igreja Nosso Senhor dos Passos

Icon
Por viaes

IGREJA NOSSO SENHOR DOS PASSOS(Matriz Velha)

Localização: Rua Padre Mello, s/n. Bairro Independência, área urbana.

Localidade mais próxima do atrativo: Sede.

Distância da localidade mais próxima: Sede.

Distância da Sede do município: Sede.

Acesso ao atrativo: rodoviário, totalmente pavimentado, em bom estado de conservação e sinalizado.

Descrição do acesso utilizado: a partir da Praça Jerônimo Monteiro virar à esquerda na ponte municipal, ao final virar á direita, seguir pela Rua Moreira até a esquina da Escola Liceu Muniz Freire. Virar à esquerda onde se localiza a Matriz.

Transporte para o atrativo: rodoviário, coletivo regular, em bom estado e não adaptado.

Legislação de proteção ao atrativo: Tombado pelo CEC em 06/08/85, processo 01/85.

Estado de conservação: bom.

Entrada do atrativo: porta principal, não adaptada.

Visitação: de segunda a sexta, de 7h às 18h e sábado e domingo no horário das missas, sem visitas guiadas, acesso gratuito e sem autorização prévia.

Acessibilidade do atrativo: permanente.

Tempo necessário para usufruir o atrativo: algumas horas.

Equipamentos e serviços no atrativo: serviço de limpeza, segurança e instalações sanitárias parcialmente adaptadas.

Atividades ocorrentes no atrativo: atividades religiosas e visitação interna.

Integra roteiros turísticos comercializados? Sim, através da: Rota dos Vales e do Café. Coordenada pela SEDETUR.

Origem dos visitantes: local, municipal, do entorno regional e de outros estados. Fluxo
constante.

Descrição do atrativo: localizada no Bairro Independência em Cachoeiro do Itapemirim, em terreno de esquina, formado pelo Largo Senhor dos Passos e a Rua Dom Fernando.

A igreja foi edificada praticamente sem recuos, havendo apenas uma calçada separando-a da rua. Na fachada principal a calçada tem aproximadamente 02 metros de largura, enquanto na lateral ela varia de 1,30 a 2,60 metros.

A fachada principal esta voltada para o Largo do Senhor dos Passos e a fachada lateral direita para a Rua Dom Fernando. A vizinhança é constituída por casas térreas e sobrados da Rua Dom Fernando, e na fachada esquerda um anexo pertencente a Igreja .

Igreja de relevante interesse arquitetônico, de planta retangular, com nave, capela-mor, sacristia, batistério, galerias, tribunas ao redor da nave e da capela-mor e coro situado sobre a porta principal. Coberta com telhado de duas águas (telha canal), com terminação do tipo cimalha na nave e beiral revestido de madeira na capela-mor. A capela possui pé
direito menor que a nave.

A principal característica da fachada frontal é a simetria. Possui um frontão triangular com linha de base e óculo redondo, encimado por uma cruz de madeira, sendo ladeado por duas torres sineiras com terminação piramidal, cobertas com telhas tipo ardósia. Estas torres possuem quatro aberturas para sinos, mas somente a do lado direito os contém.

O acesso ao interior do templo é marcado por uma única e grande porta de madeira com verga em forma de arco ogival centralizada na fachada. Esta fachada apresenta ainda seis janelas (2 no térreo e 4 ao nível do coro) com verga ogival em estilo neogótico, sendo duas delas são sobrepostas à porta de acesso.

As fachadas laterais apresentam, na parte da nave, três janelas rasgadas de cada lado, com verga em arco capela, as três janelas de cada lado são com verga reta, sendo este mesmo modelo de janela repetindo ao nível térreo.

A fachada voltada para a Rua Dom Fernando, na parte da capela/sacristia, no andar térreo, possui uma porta de entrada para a capela e outra para a sacristia, ladeado por uma janela com grades de ferro. O acesso a estas portas é feito através de rampas de concreto.

A fachada lateral esquerda apresenta-se igual à direita, diferenciando-se apenas pelo fato de que no local da porta de acesso à sacristia, encontra-se outra janela. Neste mesmo lado, na parte ligada a sacristia, existe um anexo, composto de uma mini-cozinha e um banheiro. A fachada de fundo é praticamente cega, possui apenas uma janela ao nível mais alto da igreja e quatro aberturas de forma circular.

No interior, as tribunas são margeadas por arcos e balaustres. Estes arcos se repetem no pavimento térreo com menores espaçamentos por pilares de madeira. Entre os arcos das tribunas encontramos pedestais em madeira. A nave possui dois altares laterais, em madeira entalhada, um dedicado a Nossa Senhora da Penha e outro a São Sebastião.
Todo o corpo da igreja é contornado por um estabelecimento que arremata o forro de frisos de madeiras.

O acesso ao altar-mor é feito através de uma escada de madeira com quatro degraus centralizados no tablado do mesmo. Neste tablado encontra-se um altar, sendo ambos de madeira.
O retábulo da capela é de madeira entalhada e pintada conforme o altar. No centro do mesmo há uma camarinha e na lateral existem dois nichos. Na galeria térrea, do lado esquerdo da capela, há uma porta que dá acesso à sacristia. Esta se desenvolve atrás
do altar, sendo comporta de uma área central e um quarto. Nela encontram-se ainda duas escadas de madeira, localizadas nas extremidades laterais e que dão acesso ao andar superior. Das tribunas ao redor da capela, encontra-se uma porta que as liga a um cômodo atrás do altar que serve de apoio ao mesmo.

A presença marcante do arco cruzeiro na interseção da capela com a nave, todo trabalhado em alto relevo e pintado nas cores verde, ocre e rosa. As paredes internas, com exceção das que separam as galerias na nave com as da capela-mor são em madeira, pintadas na cores branca, tendo minuciosos entalhes pintados nas cores azuis verdes, ocre e dourado. O piso é de tábuas de 20cm de largura, com exceção de uma parte do árdio, que é de ladrilho.

DASOS DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Localização: Rua Padre Mello, Independência, Cachoeiro do Itapemirim-ES
Proprietário: Diocese de Cachoeiro do Itapemirim

Uso atual: Religioso

Data da Construção: 1882

Proteção: Tombado pelo Conselho Estadual de Cultura. CEC em 06/08/85.
Processo nº 01/85, Inscrição no Livro de Tombo das Belas Artes, nº 04, Folha 02 e no Livro de Tombo Histórico, nº 83, Folha 10. Processo protocolado sob o nº 15/96. Inscrição no Livro de Tombo e Averbação do Tombamento à margem da Transcrição do imóvel, no cartório de Registros de Imóveis desta Comarca.

Icon
Por viaes

Destaque são as janelas em estilo verga-ogival(neogótico).

Icon
Por viaes

Altar dedicado a Nossa Senhora da Penha e o outro a São Sebastião.

Icon
Por viaes

Fotos internas.

Icon
Por viaes

Icon
Por viaes